Muitas pessoas podem ter dúvidas de como usar a include dof2. Nesse tutorial estarei tirando esse misticismo de que é algo complicado, como vemos em muitas comunidade de SA-MP. Após ler e entender esse tutorial, você estará apto a desenvolver qualquer tipo de sistema que queira armazenar dados.
O que é
DOF2 é uma include responsável por gerenciamento de dados armazenados em arquivos. Ele é muito utilizado em sistemas de registro, salvamento, empresas, etc...
Aonde encontrar
Infelizmente, não encontrei o tópico oficial do DOF2, todavia você pode encontralo clicando aqui.
Como instalar
1) Faça o download do arquivo. Click aqui.
2) Salve o arquivo na pasta pawno/includes com o nome de DOF2.inc. DOF2 em maiúsculo e a extensão .inc.
3) Na parte de includes no seu gamemode, normalmente no topo, inclua a include inserindo o código abaixo:
Code:
#include DOF2
Funcionalidade
O sistema de armazenamento e identificação dos dados em DOF2 funciona no formato:
CHAVE=VALOR
CHAVE: é o identificador de cada valor. Você não pode ter chaves com o mesmo nome. Você sempre se referencia a ela quando quer recuperar algum valor.
VALOR: é o valor propriamente dito.
Você pode imaginar esse sistema como um sistema de variável aonde a chave é o nome da variável e o valor é o valor da variável.
PS: Vocês podem encontrar muito no cabeçalho das funções a palavra: key[], que se refere a chave;
Comandos básicos
Vamos agora entrar na parte dos comandos básicos. Nesse tutorial irei ensinar a vocês o uso dos comandos que acho que vocês tem a maior chance de usar. Existem diversos outros comandos, todavia, não os acho pertinentes.
DOF2_CreateFile(file[],password[]="")
Cria um arquivo.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], name[32]; GetPlayerName(playerid, name. sizeof(name)); format(str, sizeof(str), "contas/%s.ini", name); DOF2_CreateFile(str);
Verifica se um arquivo existe. Retorna true se existir e false caso contrário.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], name[32]; GetPlayerName(playerid, name. sizeof(name)); format(str, sizeof(str), "contas/%s.ini", name); if(!DOF2_FileExists(str) DOF2_CreateFile(str);
Renomeia um arquivo.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], new[128]; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); format(new, sizeof(new), "contas/pedro.ini"); DOF2_CreateFile(str); DOF2_RenameFile(str, new);
Deleta um arquivo.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128]; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); DOF2_RemoveFile(str);
Copia o conteúdo de um arquivo e cria um novo arquivo a partir desse conteúdo.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], new[128]; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); format(new, sizeof(new), "contas/pedro.ini"); DOF2_CreateFile(str); DOF2_CopyFile(str, new);
Salva o conteúdo do arquivo que está sendo trabalhado.
Exemplo de uso:
Code:
new str[128]; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); DOF2_CreateFile(str); DOF2_SaveFile();
DOF2_GetInt(file[],key[],tag[]="")
DOF2_GetFloat(file[],key[],tag[]="")
DOF2_GetBool(file[],key[],tag[]="")
Comandos que recebem um tipo de valor do arquivo: literal, numérico, fracionário e booleano (string, int, float e boolean).
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], nome[32], idade, Float:salario; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); nome = DOF2_GetString(str, "name"); idade = DOF2_GetInt(str, "age"); salario = DOF2_GetFloat(str, "salary"); banido = DOF2_GetBool(str, "banned");
DOF2_SetInt(file[],key[],tag[]="")
DOF2_SetFloat(file[],key[],tag[]="")
Comando que inserem um valor no arquivo. Literal, numérico, fracionário e booleano (string, int, float e boolean).
Exemplo de uso:
Code:
new str[128], nome[32], idade, Float:salario; format(str, sizeof(str), "contas/joao.ini"); DOF2_SetString(str, "name", "Joao"); DOF2_SetInt(str, "age", 18); DOF2_SetFloat(str, "salary", 0.0); DOF2_SetBool(str, "banned", true);
Abraços e até a próxima.
Me ajuda nao estou conseguindo queria um sistema de registro e login
ResponderExcluiropa
ResponderExcluirse poder min ajudar
ResponderExcluir