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domingo, 10 de janeiro de 2016

[TUTORIAL] Sistema de Registro e Login em DOF2

Tutorial - DOF2

Bom eu vi algumas pessoas pedindo tutoriais sobre DOF2, e decidi criar esse tutorial simples, com algumas funções mais utilizadas. O sistema que fiz é o típico Registro e Login, um sistema fácil e simples de se fazer, ainda mais quando se fala de DOF2.

Bom, vamos começar o tutorial, se tiver algo para complementar, peço que avise para mim corrigir o problema pois ainda não sei usar todas as funções da include.


Funções que iremos usar

Iremos usar as seguintes funções nesse sistema de Registro e Login:

Code:
DOF2_Exit(); //Função para fechar a include (Creio eu) que terá que sempre ser colocada na callback OnGameModeExit
DOF2_SaveFile(); //Para salvar as alterações feitas no arquivo
DOF2_GetInt(file[],key[],tag[]=""); //Armazena o valor correspondente na variável
DOF2_SetInt(file[],key[],value,tag[]=""); //Substitui a 'key' existente no arquivo pela 'tag' no arquivo
DOF2_FileExists(file[]); //Verifica se o arquivo existe
DOF2_CreateFile(file[],password[]=""); //Cria um arquivo
É claro que tem muitas outras funções de DOF2, mais essas são as mais usadas em vários sistemas e eu sei usá-las melhor.


Começando...

Primeiramente, vamos adicionar as includes ao nosso sistema.
Code:
//TOPO DO GM/FS
#include    a_samp
#include    DOF2

Após isso, iremos definir o Id das DIALOGS.
Code:
#define     DIALOG_REGISTRO         1
#define     DIALOG_LOGAR            2

Agora, vamos adicionar uma enum para armazenar as informações do jogador, juntamente criando a variável para o player e uma outra variável para verificar se o player errou a senha e ser kickado após errar 'X' vezes.
Code:
enum Informacoes
{
 Senha,
 Matou,
 Morreu,
 Dinheiro
}

new Player[MAX_PLAYERS][Informacoes];
new Erro[MAX_PLAYERS];

Como já foi dito, na callback OnGameModeExit(); será adicionado:
Code:
public OnGameModeExit()
{
 DOF2_Exit();
 return 1;
}

Bom, agora o player precisa se registrar antes de entrar no jogo, quando o player se conectar no servidor, irá aparecer uma Dialog para Registro, caso sua conta esteja criada na pasta "Contas" retorna a Dialog de Login. Ficando assim:
Code:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
 new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
 GetPlayerName(playerid, name, 32); //Pega o nome do playerid
 format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
 if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Verifica se a pasta existe
 { //Caso existir, irá retornar a dialog de Login
  ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você é Registrado, digite sua senha para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
 }
 else  //Caso o arquivo não exista
 { //Irá retornar a dialog de registro
     ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Você ainda não é Registrado, digite uma senha para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
 }
 return 1;
}

Agora, vamos as dialogs, onde irá ser para o player logar ou registrar.
Code:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
    new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
    GetPlayerName(playerid, name, 32); //Para pegar o nome do playerid
    format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
 if(dialogid == DIALOG_REGISTRO)
 {
     if(!strval(inputtext)) //Verifica se o player digitou LETRAS, caso for true
  { //Retorna a dialog de registro novamente para ele digitar NÚMEROS
   ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite apenas números!\nDigite sua senha novamente para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
   return 1;
  }
  if(!response) //Verifica se ele clicar em 'Cancelar"
  { //Caso ele clicar em cancelar, irá retornar ao playerid KICK
   Kick(playerid);
   return 1;
  }
  else //Verifica se ele Confirma o Registro
  { //Caso for true, ira criar o arquivo na pasta CONTAS
   Player[playerid][Senha] = strval(inputtext); //Player[playerid][Senha] vai ser igual ao que ele digitar na dialog Registro
   DOF2_CreateFile(arquivo); //Vai criar o arquvivo na pasta Contas
   DOF2_SetInt(arquivo, "Senha", Player[playerid][Senha]); //Vai salvar a senha do playerid
   DOF2_SetInt(arquivo, "Matou", Player[playerid][Matou]); //Vai salvar quantas vezes ele matou
   DOF2_SetInt(arquivo, "Morreu", Player[playerid][Morreu]); //Vai salvar quantas vezes ele morreu
   DOF2_SetInt(arquivo, "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]); //Vai salvar o dinheiro dele
   DOF2_SaveFile(); //E finalmente salvando o arquivo, sem essa função o arquivo não será salvo!
   //Retornando a dialog de Login ao player no final para ele logar no server
   ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você se cadastrou, agora é só logar com sua senha registrada!", "Confirma", "Cancelar");
  }
 }
 if(dialogid == DIALOG_LOGAR)
 {
  if(!strval(inputtext)) //Verifica se o player digitou letras, caso for true
  { //Retorna a dialog de Login novamente para ele digitar NÚMEROS
   ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Digite apenas números!\nDigite sua senha cadastrada para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
   return 1;
  }
  if(!response) //Verifica se ele clicar em 'Cancelar"
  { //Caso ele clicar em cancelar, irá retornar ao playerid KICK
      Kick(playerid);
      return 1;
  }
  else //Verifica se ele Confirma o Login
  { //Caso for true, ira verificar se o que ele digitar será a mesma senha que ele se registrou anteriormente
   Player[playerid][Senha] = DOF2_GetInt(arquivo, "Senha"); //Pega a senha do jogador no arquivo da conta
   if(strval(inputtext) == Player[playerid][Senha]) //Se o que ele digitar for igual ao valor que carregou aqui em cima /\
   { //Retornará os dados do player e após irá dar Spawn no mesmo
       Player[playerid][Matou] = DOF2_GetInt(arquivo, "Matou"); //Pega quantos ele matou no arquivo
       Player[playerid][Morreu] = DOF2_GetInt(arquivo, "Morreu"); //Pega quantos ele morreu no arquivo
    Player[playerid][Dinheiro] = DOF2_GetInt(arquivo, "Dinheiro"); //Pega o dinheiro e iguala ao Player[playerid][Dinheiro]
    GivePlayerMoney(playerid, Player[playerid][Dinheiro]); //Da o dinheiro carregado acima
    SpawnPlayer(playerid); //Spawna o player
   }
   else //Caso ele digitar a senha errada
   {
    ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você digitou sua senha errado, digite-a novamente para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
                Erro[playerid]++; //O erro vai aumentar cada vez que ele errar
    if(Erro[playerid] == 5) //Quando chegar à 5 vezes, irá retornar a msg e o Ban
    {
     SendClientMessage(playerid, -1, "Sua conta está banida por errar 5 vezes a sua senha, contacte o Admin para retirar seu Ban!");
     Ban(playerid);
     return 1;
    }
   }
  }
 }
 return 1;
}

Se caso o player sair do servidor, vamos precisar salvar a conta dele, para não dar erros depois na hora que ele for logar e não estiver salvo suas informaçoes(Dinheiro, Kills, Deaths). Então na callback OnPlayerDisconnect(playerid);
Code:
public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
    new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
    GetPlayerName(playerid, name, 32); //Para pegar o nome do playerid
    format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
 if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Verifica se o arquivo da conta do playerid existe
 {
  Player[playerid][Dinheiro] = GetPlayerMoney(playerid); //Pega o dinheiro que o player tem no momento e iguala a Var de informações dele
  DOF2_SetInt(arquivo, "Senha", Player[playerid][Senha]); //Salva a senha, caso ele tenha modificado
  DOF2_SetInt(arquivo, "Matou", Player[playerid][Matou]); //Salva quantos players ele matou
  DOF2_SetInt(arquivo, "Morreu", Player[playerid][Morreu]); //Salva quantas vezes ele morreu
  DOF2_SetInt(arquivo, "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]); //Salva o dinheiro que foi igualado ao GetPlayerMoney logo acima no começo da função
  DOF2_SaveFile(); //E finalmente salvando o arquivo
 }
 return 1;
}


Sobre o Tutorial

Bom, o sistema é SIMPLES e não muito otimizado, poderia ser mais otimizado com menos linhas, mas prefiro fazer assim para que possamos entender melhor e para quem ainda não sabe mecher com Pawn possa interpretar melhor os códigos.


Requerimentos

Include a_samp
Include DOF2 - PASTEBIN


Sistema Completo e mais Otimizado

Code:
#include    a_samp
#include    DOF2

#define     DIALOG_REGISTRO         1
#define     DIALOG_LOGAR            2

enum Informacoes
{
    Senha,
    Matou,
    Morreu,
    Dinheiro
}

new Player[MAX_PLAYERS][Informacoes];
new Erro[MAX_PLAYERS];

main()
{
    print("Tutorial feito por: EditPawn");
}

public OnGameModeExit()
{
    DOF2_Exit();
    return 1;
}

public OnPlayerConnect(playerid)
{
    if(DOF2_FileExists(Contas(playerid))) ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você é Registrado, digite sua senha para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
    else ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Você ainda não é Registrado, digite uma senha para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
    return 1;
}

public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
    SalvarContas(playerid);
    return 1;
}

public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
    if(dialogid == DIALOG_REGISTRO)
    {
        if(!strval(inputtext)) return ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite apenas números!\nDigite sua senha novamente para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
        if(!response) return Kick(playerid);
        else
        {
            Player[playerid][Senha] = strval(inputtext); 
            SalvarContas(playerid);
            ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você se cadastrou, agora é só logar com sua senha registrada!", "Confirma", "Cancelar");
        }
    }
    if(dialogid == DIALOG_LOGAR)
    {
        if(!strval(inputtext)) return ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Digite apenas números!\nDigite sua senha cadastrada para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
        if(!response) return Kick(playerid);
        else
        { 
            Player[playerid][Senha] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Senha");
            if(strval(inputtext) == Player[playerid][Senha])
            {
                Player[playerid][Matou] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Matou");
                Player[playerid][Morreu] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Morreu");
                Player[playerid][Dinheiro] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Dinheiro"); 
                GivePlayerMoney(playerid, Player[playerid][Dinheiro]);
            }
            else
            {
                ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você digitou sua senha errado, digite-a novamente para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
                Erro[playerid]++;
                if(Erro[playerid] == 5)
                {
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Sua conta está banida por errar 5 vezes a sua senha, contacte o Admin para retirar seu Ban!");
                    Ban(playerid);
                    return 1;
                }
            }
        }
    }
    return 1;
}

stock Contas(playerid)
{
    new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME];
    GetPlayerName(playerid, name, 32);
    format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name);
    return arquivo;
}

stock SalvarContas(playerid)
{
 if(!DOF2_FileExists(Contas(playerid))) DOF2_CreateFile(Contas(playerid));
    else
    {
        Player[playerid][Dinheiro] = GetPlayerMoney(playerid);
        DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Senha", Player[playerid][Senha]);
        DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Matou", Player[playerid][Matou]);
        DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Morreu", Player[playerid][Morreu]);
        DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]);
        DOF2_SaveFile();
    }
    return 1;
}


Créditos

EditPawn - Por criar o Tutorial


Dúvidas/Sugestões/Críticas

Bom, ainda não sei usar todas as funções do DOF2 como já falei anteriormente, mas caso haja algum erro, dúvida, sugestões ou até mesmo críticas, estarei a disposição a responder ao mesmo. Espero que seja útil à quem ainda não sabe mecher com DOF2.

Espero que gostem do meu primeiro tuto '-' 

@EDIT
Esqueci de mencionar...
Terá que criar a pasta 'Contas' na ScriptFiles para salvar as contas.

@EDIT²
Arrumei as células e else '-'

@EDIT³
Trocado e Arrumado no sistema de login o DOF2_CheckLogin para outro sistema.
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3 comentários:

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