Bom eu vi algumas pessoas pedindo tutoriais sobre DOF2, e decidi criar esse tutorial simples, com algumas funções mais utilizadas. O sistema que fiz é o típico Registro e Login, um sistema fácil e simples de se fazer, ainda mais quando se fala de DOF2.
Bom, vamos começar o tutorial, se tiver algo para complementar, peço que avise para mim corrigir o problema pois ainda não sei usar todas as funções da include.
Funções que iremos usar
Iremos usar as seguintes funções nesse sistema de Registro e Login:
Code:
DOF2_Exit(); //Função para fechar a include (Creio eu) que terá que sempre ser colocada na callback OnGameModeExit DOF2_SaveFile(); //Para salvar as alterações feitas no arquivo DOF2_GetInt(file[],key[],tag[]=""); //Armazena o valor correspondente na variável DOF2_SetInt(file[],key[],value,tag[]=""); //Substitui a 'key' existente no arquivo pela 'tag' no arquivo DOF2_FileExists(file[]); //Verifica se o arquivo existe DOF2_CreateFile(file[],password[]=""); //Cria um arquivo
Começando...
Primeiramente, vamos adicionar as includes ao nosso sistema.
Code:
//TOPO DO GM/FS #include a_samp #include DOF2
Após isso, iremos definir o Id das DIALOGS.
Code:
#define DIALOG_REGISTRO 1 #define DIALOG_LOGAR 2
Agora, vamos adicionar uma enum para armazenar as informações do jogador, juntamente criando a variável para o player e uma outra variável para verificar se o player errou a senha e ser kickado após errar 'X' vezes.
Code:
enum Informacoes
{
Senha,
Matou,
Morreu,
Dinheiro
}
new Player[MAX_PLAYERS][Informacoes];
new Erro[MAX_PLAYERS];
Como já foi dito, na callback OnGameModeExit(); será adicionado:
Code:
public OnGameModeExit()
{
DOF2_Exit();
return 1;
}
Bom, agora o player precisa se registrar antes de entrar no jogo, quando o player se conectar no servidor, irá aparecer uma Dialog para Registro, caso sua conta esteja criada na pasta "Contas" retorna a Dialog de Login. Ficando assim:
Code:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
GetPlayerName(playerid, name, 32); //Pega o nome do playerid
format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Verifica se a pasta existe
{ //Caso existir, irá retornar a dialog de Login
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você é Registrado, digite sua senha para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
}
else //Caso o arquivo não exista
{ //Irá retornar a dialog de registro
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Você ainda não é Registrado, digite uma senha para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
}
return 1;
}
Agora, vamos as dialogs, onde irá ser para o player logar ou registrar.
Code:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
GetPlayerName(playerid, name, 32); //Para pegar o nome do playerid
format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
if(dialogid == DIALOG_REGISTRO)
{
if(!strval(inputtext)) //Verifica se o player digitou LETRAS, caso for true
{ //Retorna a dialog de registro novamente para ele digitar NÚMEROS
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite apenas números!\nDigite sua senha novamente para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
return 1;
}
if(!response) //Verifica se ele clicar em 'Cancelar"
{ //Caso ele clicar em cancelar, irá retornar ao playerid KICK
Kick(playerid);
return 1;
}
else //Verifica se ele Confirma o Registro
{ //Caso for true, ira criar o arquivo na pasta CONTAS
Player[playerid][Senha] = strval(inputtext); //Player[playerid][Senha] vai ser igual ao que ele digitar na dialog Registro
DOF2_CreateFile(arquivo); //Vai criar o arquvivo na pasta Contas
DOF2_SetInt(arquivo, "Senha", Player[playerid][Senha]); //Vai salvar a senha do playerid
DOF2_SetInt(arquivo, "Matou", Player[playerid][Matou]); //Vai salvar quantas vezes ele matou
DOF2_SetInt(arquivo, "Morreu", Player[playerid][Morreu]); //Vai salvar quantas vezes ele morreu
DOF2_SetInt(arquivo, "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]); //Vai salvar o dinheiro dele
DOF2_SaveFile(); //E finalmente salvando o arquivo, sem essa função o arquivo não será salvo!
//Retornando a dialog de Login ao player no final para ele logar no server
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você se cadastrou, agora é só logar com sua senha registrada!", "Confirma", "Cancelar");
}
}
if(dialogid == DIALOG_LOGAR)
{
if(!strval(inputtext)) //Verifica se o player digitou letras, caso for true
{ //Retorna a dialog de Login novamente para ele digitar NÚMEROS
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Digite apenas números!\nDigite sua senha cadastrada para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
return 1;
}
if(!response) //Verifica se ele clicar em 'Cancelar"
{ //Caso ele clicar em cancelar, irá retornar ao playerid KICK
Kick(playerid);
return 1;
}
else //Verifica se ele Confirma o Login
{ //Caso for true, ira verificar se o que ele digitar será a mesma senha que ele se registrou anteriormente
Player[playerid][Senha] = DOF2_GetInt(arquivo, "Senha"); //Pega a senha do jogador no arquivo da conta
if(strval(inputtext) == Player[playerid][Senha]) //Se o que ele digitar for igual ao valor que carregou aqui em cima /\
{ //Retornará os dados do player e após irá dar Spawn no mesmo
Player[playerid][Matou] = DOF2_GetInt(arquivo, "Matou"); //Pega quantos ele matou no arquivo
Player[playerid][Morreu] = DOF2_GetInt(arquivo, "Morreu"); //Pega quantos ele morreu no arquivo
Player[playerid][Dinheiro] = DOF2_GetInt(arquivo, "Dinheiro"); //Pega o dinheiro e iguala ao Player[playerid][Dinheiro]
GivePlayerMoney(playerid, Player[playerid][Dinheiro]); //Da o dinheiro carregado acima
SpawnPlayer(playerid); //Spawna o player
}
else //Caso ele digitar a senha errada
{
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você digitou sua senha errado, digite-a novamente para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
Erro[playerid]++; //O erro vai aumentar cada vez que ele errar
if(Erro[playerid] == 5) //Quando chegar à 5 vezes, irá retornar a msg e o Ban
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Sua conta está banida por errar 5 vezes a sua senha, contacte o Admin para retirar seu Ban!");
Ban(playerid);
return 1;
}
}
}
}
return 1;
}
Se caso o player sair do servidor, vamos precisar salvar a conta dele, para não dar erros depois na hora que ele for logar e não estiver salvo suas informaçoes(Dinheiro, Kills, Deaths). Então na callback OnPlayerDisconnect(playerid);
Code:
public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME]; //'arquivo' uma string para a format | 'name' para pegar o nome do playerid
GetPlayerName(playerid, name, 32); //Para pegar o nome do playerid
format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name); //Formata o arquivo com o nome do playerid
if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Verifica se o arquivo da conta do playerid existe
{
Player[playerid][Dinheiro] = GetPlayerMoney(playerid); //Pega o dinheiro que o player tem no momento e iguala a Var de informações dele
DOF2_SetInt(arquivo, "Senha", Player[playerid][Senha]); //Salva a senha, caso ele tenha modificado
DOF2_SetInt(arquivo, "Matou", Player[playerid][Matou]); //Salva quantos players ele matou
DOF2_SetInt(arquivo, "Morreu", Player[playerid][Morreu]); //Salva quantas vezes ele morreu
DOF2_SetInt(arquivo, "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]); //Salva o dinheiro que foi igualado ao GetPlayerMoney logo acima no começo da função
DOF2_SaveFile(); //E finalmente salvando o arquivo
}
return 1;
}
Sobre o Tutorial
Bom, o sistema é SIMPLES e não muito otimizado, poderia ser mais otimizado com menos linhas, mas prefiro fazer assim para que possamos entender melhor e para quem ainda não sabe mecher com Pawn possa interpretar melhor os códigos.
Requerimentos
Include a_samp
Include DOF2 - PASTEBIN
Sistema Completo e mais Otimizado
Code:
#include a_samp
#include DOF2
#define DIALOG_REGISTRO 1
#define DIALOG_LOGAR 2
enum Informacoes
{
Senha,
Matou,
Morreu,
Dinheiro
}
new Player[MAX_PLAYERS][Informacoes];
new Erro[MAX_PLAYERS];
main()
{
print("Tutorial feito por: EditPawn");
}
public OnGameModeExit()
{
DOF2_Exit();
return 1;
}
public OnPlayerConnect(playerid)
{
if(DOF2_FileExists(Contas(playerid))) ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você é Registrado, digite sua senha para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
else ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Você ainda não é Registrado, digite uma senha para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
return 1;
}
public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
SalvarContas(playerid);
return 1;
}
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == DIALOG_REGISTRO)
{
if(!strval(inputtext)) return ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_REGISTRO, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite apenas números!\nDigite sua senha novamente para se registrar!", "Confirma", "Cancelar");
if(!response) return Kick(playerid);
else
{
Player[playerid][Senha] = strval(inputtext);
SalvarContas(playerid);
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você se cadastrou, agora é só logar com sua senha registrada!", "Confirma", "Cancelar");
}
}
if(dialogid == DIALOG_LOGAR)
{
if(!strval(inputtext)) return ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Digite apenas números!\nDigite sua senha cadastrada para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
if(!response) return Kick(playerid);
else
{
Player[playerid][Senha] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Senha");
if(strval(inputtext) == Player[playerid][Senha])
{
Player[playerid][Matou] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Matou");
Player[playerid][Morreu] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Morreu");
Player[playerid][Dinheiro] = DOF2_GetInt(Contas(playerid), "Dinheiro");
GivePlayerMoney(playerid, Player[playerid][Dinheiro]);
}
else
{
ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LOGAR, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Logar", "Você digitou sua senha errado, digite-a novamente para logar!\nSe errar 5 vezes sua conta será banida!", "Confirma", "Cancelar");
Erro[playerid]++;
if(Erro[playerid] == 5)
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Sua conta está banida por errar 5 vezes a sua senha, contacte o Admin para retirar seu Ban!");
Ban(playerid);
return 1;
}
}
}
}
return 1;
}
stock Contas(playerid)
{
new arquivo[40], name[MAX_PLAYER_NAME];
GetPlayerName(playerid, name, 32);
format(arquivo, 40, "Contas/%s.ini", name);
return arquivo;
}
stock SalvarContas(playerid)
{
if(!DOF2_FileExists(Contas(playerid))) DOF2_CreateFile(Contas(playerid));
else
{
Player[playerid][Dinheiro] = GetPlayerMoney(playerid);
DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Senha", Player[playerid][Senha]);
DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Matou", Player[playerid][Matou]);
DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Morreu", Player[playerid][Morreu]);
DOF2_SetInt(Contas(playerid), "Dinheiro", Player[playerid][Dinheiro]);
DOF2_SaveFile();
}
return 1;
}
Créditos
EditPawn - Por criar o Tutorial
Dúvidas/Sugestões/Críticas
Bom, ainda não sei usar todas as funções do DOF2 como já falei anteriormente, mas caso haja algum erro, dúvida, sugestões ou até mesmo críticas, estarei a disposição a responder ao mesmo. Espero que seja útil à quem ainda não sabe mecher com DOF2.
Espero que gostem do meu primeiro tuto '-'
@EDIT
Esqueci de mencionar...
Terá que criar a pasta 'Contas' na ScriptFiles para salvar as contas.
@EDIT²
Arrumei as células e else '-'
@EDIT³
Trocado e Arrumado no sistema de login o DOF2_CheckLogin para outro sistema.






não funfa
ResponderExcluirCheio de bug
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir